Capelas de Mármore
Antes escondidas no enorme Lago General Carrera, as Capelas de Mármore têm visto sua fama aumentar nos últimos anos anos por conta de diversos programas de TV e sites de viagem. Para chegar até lá, é necessário contratar um tour na maior cidade da região, Coyhaique, ou alugar um carro, dirigir até Puerto Río Tranquilo e contratar um passeio com os barqueiros na orla cidade.
O local recebe esse nome por conta de duas grandes formações rochosas, a capela e a catedral de mármore, mas que na verdade é um conjunto de formações que incluem outras cavernas não nomeadas. Segundo os guias, os indígenas chamavam o lago de Chelenko, que significa algo como "água brava". Você logo descobre o por quê. Ao aumentar a velocidade, a lancha balança tanto que você fica com a impressão de que confundiram o passeio escolhido com rafting rs!
Visitei na primavera e as águas estavam mais baixas, então era possível caminhar dentro das formações de mármore, até mesmo nas duas mais famosas. Nas épocas mais cheias, dá para passar de barco por dentro das cavernas. O dia estava bem cinzento e acredito que isso tem uma grande influência na cor das pedras. Na realidade o mármore é cinza, levemente azulado. A cor da água em si que é impressionante, de um azul profundo, então o mármore ganha aquela coloração que vemos nas fotos por refletir a cor da água.