Santa Cruz dos Enforcados
A Capela de Santa Cruz das Almas dos Enforcados começou a ser construída em 1887, no mesmo local onde havia uma cruz denominada "Santa Cruz dos Enforcados", erguida para homenagear o soldado Chaguinhas, executado no local em 1821.
Está localizada na Praça da Liberdade, que apesar de ser um local alegre e cheio de atividades culturais nos dias de hoje, possui um passado bem obscuro. A praça era conhecida como Largo da Forca até a metade do século XIX, devido às execuções que ocorriam ali.
O soldado Francisco José das Chagas, o Chaguinhas, liderou um motim por conta do soldo atrasado e acabou condenado à execução em 20 de setembro de 1821. No momento do enforcamento, a corda se rompeu por duas vezes e a população que estava presente acreditava que isso era um sinal divino de sua inocência. Apesar disso, a execução foi concluída a pauladas e o seu corpo foi enterrado no cemitério dos escravos, que ficava na rua dos Estudantes e funcionou até 1858, quando foi criado o Cemitério da Consolação.