Um santuário em Braço do Norte
Inaugurada em 1887, a Capela de Santa Augusta é a igreja mais antiga de Braço do Norte.
Foi construída pelo pedreiro João Batista Uliano, um imigrante italiano que esforçou-se na obra para cumprir uma promessa feita à Santa Augusta para que o curasse de uma forte dor de dente.
O terreno do edifício no alto de uma colina anteriormente pertencia a família italiana Ghizoni, que doou o espaço em troca da abertura de uma rua que ligaria a capela ao centro da colônia.
Além disso, a construção também teve apoio de Bortolo Della Giustina e das famílias Coan e Prá. João Della Giustina foi o responsável por elaborar três imagens religiosas a partir de barro, crina de cavalo e pelos de porco. São elas São Pedro, São Paulo e Santa Augusta, considerados hoje ornamentos perenes da capela.
O dia da Santa é comemorado no dia 22 de agosto, quando acontecem festejos para honrá-la. Tudo se inicia com uma novena e nove dias depois faz-se uma festa que conta com fogos de artifício, broas, churrasco temperado com laranja azeda e pão de ló sem fermento, dentre outros. Tudo para manter a tradição italiana.
A visita é bastante agradável aos olhos. Não somente pela arquitetura da época, mas também pela bela vista da cidade que o alto da colina proporciona.


