Leo Araújo
O busto de um dos maiores produtores do Brasil
O empresário judeu Abraham Medina foi um grande produtor cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Ele produziu e alavancou programas e artistas que ganharam o mundo e deu ao Rio o epíteto de capital cultural do país.
Admirando a cultura brasileira, desde cedo, assim que começou a se projetar na vida empresarial ele se tornou um Mecenas de artistas, sobretudo das rádios, que eram as vedetes do país. Desde então, a figura de Abraham Medina acabou sendo ligada a produção cultural do Rio. Portanto a cidade resolveu homenageá-lo com um busto no Posto 6 da Praia de Copacabana. Bairro que durante muitas décadas foi reduto da boemia e elite cultural brasileira e até hoje emana um pouco dessa áurea.
A homenagem consiste em um busto de bronze fincado na Avenida Atlântica. Cercado por uma pequena praça, o lugar serve de descanso para banhistas e transeuntes que passam para admirar a beleza da orla, assim com o homenageado. Como nos tempos de glória do rádio e televisão, Abraham parece admirar as belezas daquela que ele elegeu como cidade da cultura.
Ler mais
+2