Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Arquipélago dos Bijagós

4 opiniões sobre Arquipélago dos Bijagós

A variedade em um só lugar. Vale a pena ...

A variedade em um só lugar. Vale a pena conhecer este pequeno espaço. que abriga dentro si diversidades, culturais, naturais histórico, linguísticos, costumes etc...

Para nunca mais esquecer! Arq. BIJAGOS

O arquipélago de Bijagós Bijiagos está lo...

Isole Bijagos L'arcipelago delle...

Isole Bijagos L'arcipelago delle Bijiagos si trova nel golfo di Guinea, di fronte le coste africane occidentali. Fanno parte dello stato della Guinea Bissau, e sono protette dall'UNESCO e dichiarate " Riserva della Biosfera ". Il tratto di mare da percorrere per raggiungerle dalla capitale Bissau non è molto confortevole, specie come è successo a me di affrontarlo con una piccola barca con motore fuoribordo in balia delle onde ! Ma appena messo i piedi sulla spiaggia bianca ed ho visto di fronte a me un paesaggio incontaminato, selvaggio, ho capito che ne valeva la pena !!!! Delle 88 isole che compongono l'arcipelago, la maggior parte è disabitata. E' possibile soggiornare in alcuni piccoli complessi di bungalow in riva al mare e procurarsi del pesce per cuocerlo personalmente, oltre alla possibilità di cenare nel piccolo ristorante dove viene servita la colazione. Gli abitanti di queste isole vivono di pesca e di caccia, oltre a coltivare piccoli orti con legumi e patate dolci. Questa comunità matriarcale vive in capanne di terra col tetto di paglia e seguono una religione animista. L'artigianato locale produce splendide statue in legno che possono rappresentare un degno ricordo di questo paradiso naturale. Un'ultima curiosità: Sono state scoperte da due naviganti italiani Antonio da Noli e Alvise Cadamosto.
O arquipélago de Bijagós Bijiagos está localizado no Golfo da Guiné, em frente à costa ocidental da África. Eles são parte do Estado da Guiné-Bissau, e são protegidos pela UNESCO, e declarou uma "Reserva da Biosfera". O trecho de mar a percorrer para alcançar a capital Bissau não é muito confortável, especialmente no que me aconteceu a lidar com um pequeno barco com motor de popa à mercê das ondas! Mas basta colocar os pés na praia branca e vi diante de mim uma paisagem intocada, selvagem, percebi que valeu a pena! Das 88 ilhas que compõem o arquipélago, a maioria delas desabitada. E 'pode ficar em algum pequeno complexo de bangalôs na praia e pegar alguns peixes para cozinhar-se, bem como a oportunidade de jantar em um pequeno restaurante onde é servido almoço. Os habitantes destas ilhas dependem da pesca e da caça, bem como cultivar pequenas hortas com legumes e batata doce. Este comunidades matriarcais vivendo em cabanas feitas de terra, com telhado de palha e seguir uma religião animista. Artesanato local produz belas estátuas de madeira que podem ser um lembrete digno deste paraíso natural. Uma última coisa: Eles foram descobertos por dois marinheiros italianos Antonio da Noli e Alvise Cadamosto.
+10
Ver original

Arquipélago dos Bijagós. - Parque Nacional de Orango em Bijagós Archipelago -.

Archipiélago de las Islas Bijagos. - Orango National Park in Bijagos Archipelago -.

The bijagos are a peaceful and hospitable people wih a vast culture in harmony with environment. The Bissagos or Bijagos archipelago consists of twenty main islands and dozens of smaller ones. It forms part of Guinea-Bissau and is located in the Atlantic Ocean off the African coast. Only twenty of the islands are inhabited all year round. The archipelago was formed out of the ancient Geba river delta and possesses a vast diversity of environments, all of them bursting with life: mangrove swamps, palm groves, forests, rainforest remnants, wooded savannah woodlands, beaches and lagoons. Declared a Biosphere Reserve by UNESCO in 1996 and a Ramsar Site in 2014, the islands are renowned for their natural richness. The earliest written references to the Bijagos islands date back to 1456, when the first European explorers portrayed them as a seafaring people, fierce and warlike, immersed in both the slave trade and piracy. In 1535, they defeated a Portuguese bid to conquer the islands. Not until the late nineteenth and early twentieth centuries were they finally colonised by them after a strong resistance from the population. The Bijagos live in a lush, fertile and rich natural environment. They rely on a subsistence economy which is based on personal consumption; taking from nature what they will consume each day. They grow rice, pulses, cashews and vegetables; they own farms with chickens and pigs, they fish and take full advantage of all parts of the palm tree. The archipelago is inhabited by about 33,000 people. Its excellent state of preservation is largely due to the faith and animistic traditions of this people, which inspire them to live harmoniously with nature. Because of their beliefs, Bijagos have their own natural reserves, forests and islands that are untouchable for being sacred, where farming, hunting, and even burying the dead is forbidden. Among their symbolic animals are manatees and turtles, along with sharks, rays, hammerhead sharks and sawfish, creatures that are respected and revered. Their proficiency in the utilisation of resources has enabled them to live without endangering the world in which they have coexisted over generations. For this reason, since the very establishment of the Biosphere Reserve, the Bijago people have played an instrumental role in bolstering the reserve. The Bijagos are a people who dwell in small villages, or tabancas, formed by houses of mud and straw. In this society, the women choose their husbands and have the final say in divorces; they are the owners of the homes they live in and which they themselves construct; they run the family and organise labour; they are also in charge of relations with the spirit world. While differences exist from one island to the next, in general they manage the economy and the social wellbeing. The Bijago people celebrate the birth of a female as especially momentous. Every woman, for her ability to become a mother, is afforded the highest respect and prestige. They are also the intermediaries between the living and the spirits. At ceremonies, they are in charge of running everything: they cook using large pots, play music, dance and serve wine to the men, who merely stand witness to the events that transpire. The girls choose their husbands by placing a large plate of food at the house of their choice. If the young man is willing to accept her proposal, he eats the food. After doing so, the future husband goes to live with the girl in the hut which she will raise, and the couple is then married... until she drags her husband’s belongings out the front door, thus indicating she does not wish to live with him any longer. The simplicity of Bijago material living conditions is in sharp contrast to the complexity of their beliefs. They move in a heavily sacralised universe, wrapped in mysterious and secret knowledge that surrounds their understanding of the world. There are numerous rituals and ceremonies that govern the day-to-day lives of the Bijagos, including one linked to the onset of the growing season and another of calling to the spirits for permission to build a house. These ceremonies are different from island to island. The two sources from which power derives among the Bijagos are, firstly, clans, whose lines of succession occur from the maternal side; and secondly, the system of stages of spiritual development. From these maternal clans derives the choice of oroñô or chief of the tabanca, and the okinka (the priestess) of great power and prestige, in charge of worshiping the deities and elders. Both are regulated, controlled and advised by a council of elders. As to the system of stages of spiritual development, there exist eight levels for men and six for women. Young people transition into adult social life by means of an initiation ceremony of great importance, called fanado or manrase, performed separately for men and women; these rites require extensive preparation and on some islands male circumcision is an associated aspect. In the ritual of fanado, the initiate must spend as long as six months alone in the sacred forest. The distribution of resources dominates this society; its religious system (kusina) requires that young people going to perform their manrase should present gifts of goods and food to the elders, in exchange for which they share their knowledge and acknowledge their degree of maturity and spiritual development (pagamento di garandessa). The Bijagos are a peaceful and hospitable people. Their economy is based on the redistribution of resources and collective land ownership, which ensures equality. Prestige is set aside for those who “give the most,” not who “have the most.” The Bijagos worship Coramindé (Eramindé, in singular), the spirits that govern existence and the underworld. Their belief is based on a life force that is present in all beings, and the interrelationship between the world of the living and of the dead. They also believe in the existence of múltiple gods that can interact with people. Chief among their gods is Nindo, the supreme god, who created Obide, the first man, and Okanto, the first woman. They are firm believers in reincarnation. Death is but a short sleep which lasts until the deceased can again be reincarnated as a child. To find out in whom a dead person has been reincarnated, one must seek out the priest, Oroñô, or priestess, Okinka. The soul (orebok) of deceased persons can only be reincarnated if a statue has been carved to preserve his or her memory. The baloba (temple or shrine) is the resting place of the spirits. This is a house that is usually found at the tabanca’s centre, where the transportable shrines of the ancestors, called iranes, are kept along with other sacred objects. Within Bijagos society there are four family lineages (called djorson): the Orakumas, the Ominkas, the Oragas and the Ogubanes. The origin of these goes back to the beginning of all time. According to legend, God, the Creator (Nindó) always existed, and at the dawn of time, life was created on the first island -Orango- which was the World. Later on, there arrived a man with his wife, named Akapakama, and they had four daughters who they named Orakuma, Ominka, Ogubane or Onaca and Oraga. Each of them had several children of their own, and they were bestowed special rights by their grandmother. The Orakuma family received the land and management of the ceremonies to be held therein; also the right to fabricate statuettes, so that the first of these was made by Orakuma in the image of the god of the land. The Ominka family received the sea, and thus set about fishing. The Oraga family received nature, the rice crop (the bolanhas) and palm trees, which would provide them with great wealth. The Ogubane family received the power of rain and wind, thus enabling them to control the sequence of dry and rainy seasons. The four sisters all played distinct yet complementary roles. This is the origin of matriarchy on the Bijagos islands. Bijago art, heavily influenced by the spiritual world, has a unique aesthetic that differs from other African tribal art. Its most noteworthy pieces include the iranes, which can be realistic or abstract, and zoomorphic masks used for initiation or coming of age rituals. These represent cows, sharks, stingrays and so forth. They also produce a variety of traditional decorative artefacts for the fanado ceremonies (wooden masks, spears, shields, helmets, bracelets and dolls), and everyday items for farming and fishing in addition to other items for personal use (stools, baskets, etc.). Today, most huts do not display great artistic talent, although in the past their walls would be painted in bright colours with traditional symbols and motifs, and the doors emblazoned with human or animal figures. Armando Domingo in Orango Island. "The Bijago People. A culture in harmony with nature". (armandomingo@live.com)
O Bijagos são um povo pacífico e hospitaleiro wih uma vasta cultura em Harmonia com o meio ambiente. O arquipélago dos Bijagós Bissagos ou composto por vinte ilhas principais e dezenas de menores. Faz parte da Guiné-Bissau e está localizado no Oceano Atlântico ao largo da costa Africano. Apenas vinte das ilhas são habitadas durante todo o ano. O arquipélago foi formado a partir do antigo delta do rio Geba e possui uma grande diversidade de ambientes, todos eles cheios de vida: manguezais, palmeiras, florestas, remanescentes de florestas tropicais, florestas arborizadas savana, praias e lagoas. Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1996 e sítio Ramsar em 2014, as ilhas são famosos por sua riqueza natural. As primeiras referências escritas para as ilhas Bijagós remontam a 1456, quando os primeiros exploradores europeus los retratado como um povo marítimo, feroz e guerreiras, imerso na Tanto o tráfico de escravos e da pirataria. Em 1535, Português Eles derrotaram uma tentativa de conquistar as ilhas. Não até os séculos XIX e início do XX tardio foram Eles finalmente Colonizado por eles depois de uma forte resistência por parte da população. As Bijagos viver em um ambiente exuberante, fértil e naturalmente rico. Eles dependem de uma economia de subsistência baseada no consumo Qual é pessoal; tirar da natureza o que eles vão consumir a cada dia. Eles cultivam arroz, leguminosas, castanhas de caju e legumes; Eles são donos de fazendas com galinhas e porcos, peixes e tomar Eles vantagem cheia de todas as partes da palma da mão. O arquipélago é habitada por 33.000 pessoas Acerca. A sua excelente estado de conservação é em grande parte devido à fé e animistas tradições da ESTA pessoas, o que inspirá-los a viver em harmonia com a natureza. , É onde a agricultura, a caça, e até mesmo enterrar os mortos por causa de suas crenças, dos Bijagós têm suas próprias reservas naturais, florestas e ilhas que são intocáveis ​​para ser sagrado proibido. Entre os seus animais simbólicos são peixes-bois e tartarugas, além de tubarões, raias, tubarões-martelo e peixe-serra, criaturas que são respeitados e reverenciados. Sua proficiência na utilização dos recursos que lhes permitiu viver sem perigo para o mundo em que têm convivido ao longo de gerações. Por motivo de esta, desde a criação da Reserva da Biosfera, os Bijagós As pessoas têm desempenhado um papel fundamental no reforço da reserva. As Bijagos são para as pessoas que moram em pequenas aldeias, ou tabancas, formado por casas de barro e palha. Nesta sociedade, as mulheres escolhem seus maridos e têm a palavra final em divórcios; Eles são os donos das casas em que vivem, que eles mesmos e construir; Eles correm a família e Organizar trabalho; Eles são también en encarregado das relações com o mundo espiritual. Enquanto expats existir de uma ilha para a outra, em geral eles gerir a economia e o bem-estar social. O povo Bijagós celebrar o nascimento de uma fêmea Especialmente tão importante. Toda mulher, para ela abitur para se tornar uma mãe, é o mais elevado respeito e prestígio. Eles também são os intermediários entre os vivos e os espíritos. Nas cerimónias, São encarregado de executar tudo: Eles cozinham usando potes grandes, tocar música, dança e servir vinho ao menu, menor Simplesmente ficar testemunha dos eventos transpire That. As meninas escolher seus maridos, colocando um grande prato de comida na casa de sua escolha. Se o jovem está disposta a aceitar sua proposta, I come a comida. Após fazer isso, o futuro marido vai morar com a menina na cabana que ela vai aumentar, e que o casal é casado, então, um ... até que ela arrasta seus maridos pertences para fora da porta da frente, apenas indicando assim ela não quer viver com -lo por mais tempo. A simplicidade do material de condições de vida Bijago está em nítido contraste com a complexidade de suas crenças. Movem-se em um universo fortemente sacralizado, envolto em conhecimento misterioso e secreto rodeia que a sua compreensão do mundo. Existem inúmeros rituais e cerimônias que regem a vida do dia-a-dia dos Bijagos, guloseimas, incluindo um ligado ao início da estação de crescimento e outra de chamar aos espíritos permissão para construir uma casa. Essas cerimônias são diferentes de ilha para ilha. As duas fontes de energia do qual deriva Entre os Bijagos são, em primeiro lugar, clãs, cujas linhas de sucessão ocorrer a partir do lado materno; e em segundo lugar, o sistema de estágios de desenvolvimento espiritual. Clãs maternas no original deriva da escolha de ouro ou chefe da tabanca, eo okinka (a sacerdotisa) de grande poder e prestígio, a cargo de adorar as divindades e os anciãos. Ambos são regulados, controlados e assessorado por um conselho de anciãos. Quanto ao sistema de estágios de desenvolvimento espiritual, existem oito níveis para homens e seis para mulheres. Pessoas transição de jovens para a vida social de adultos por meio de uma cerimônia de iniciação de grande importância, chamados Fanado ou manrase, feitas separadamente para homens e mulheres; EXTENSO em ritos originais exigem preparação e em algumas ilhas a circuncisão masculina é um aspecto associado. No ritual do Fanado, o iniciado deve passar até seis meses sozinho na floresta sagrada. A distribuição dos recursos ESTA domina a sociedade; ITS sistema religioso (Kusina) Isso exige que os jovens vão realizar manrase caso os seus presentes presentes de bens e alimentos para os mais velhos, em troca de que compartilham seu conhecimento e reconhecer o seu grau de maturidade e desenvolvimento espiritual (di Pagamento garandessa). O Bijagos são um povo pacífico e hospitaleiro. Sua economia baseia-se na redistribuição de recursos e de propriedade coletiva da terra, o que garante a igualdade. Prestige é setembro de lado por aqueles que mais dão, não quem a maioria tem. As Bijagos adorar Coramind (Eramind, no singular), os espíritos que regem a existência e do submundo. Sua crença é baseada em uma força vital presente em tudo o que é Seres, ea inter-relação entre o mundo dos vivos e dos mortos. Eles também acreditam na existência de deuses mltiple que pode interagir com as pessoas. Entre Chief Seus deuses é nindo, o deus supremo, obide menor criado, o primeiro homem, e Okanto, a primeira mulher. Eles acreditam firmemente na reencarnação. A morte é apenas um sono curto, que dura até o falecido pode ser novamente reencarnou como uma criança. Para saber em quem uma pessoa morta tem-se reencarnado, deve-se procurar o sacerdote, Gold ou sacerdotisa, Okinka. A alma (orebok) de pessoas falecidas podem ser reencarnado somente se um tem-se esculpida estátua para preservar a sua memória. O Baloba (templo ou santuário) é o local de repouso dos espíritos. Esta é uma casa que é geralmente encontramos no centro de tabancas, Onde os santuários portáteis dos antepassados, chamado iranes, junto com outros vouchers são mantidos objetos sagrados. Dentro da sociedade Bijagos há quatro linhagens familiares (chamado djorson): o Orakumas, o Ominkas, o Oragas eo Ogubanes. A origem destas remonta ao início de todos os tempos. Segundo a lenda, Deus, o Criador (Nind) sempre existiu, e no alvorecer do tempo, a vida foi criada na primeira ilha -Orango- Qual foi o Mundial. Mais tarde, chegou um homem com sua esposa, com o nome Akapakama, e eles tiveram quatro filhas chamado Orakuma Eles OMS, Ominka, Ogubane ou Onaca e Oraga. Cada um deles teve vários filhos de seus próprios, e eles eram os direitos especiais concedidos pela sua avó. A família Orakuma recebida a terra e gestão das cerimônias a serem nele mantidos; Além disso, o direito de fabricar estatuetas, de modo que foi a primeira delas feita por Orakuma na imagem do deus da terra. A família Ominka Recebeu o mar, a pesca e apenas assim Acerca setembro. A família Oraga natureza, a cultura do arroz (as bolanhas) e palmeiras, que lhes daria com grande riqueza recebida. A família Ogubane recebeu o poder da chuva e do vento, apenas permitindo-lhes para verificar a sequência de estações seca e chuvosa. As quatro irmãs, todos desempenharam papéis ainda distintos e complementares. Esta é a origem do matriarcado nas ilhas Bijagós. Arte Bijago, fortemente influenciado pelo mundo espiritual, você tem uma estética única que difere de outra arte tribal Africano. Suas peças mais notáveis ​​incluem as iranes, que podem ser máscaras realistas ou abstratas, e zoomórficas utilizados para a iniciação ou provenientes de rituais de idade. Represente essas vacas, tubarões, arraias e assim por diante. Eles também produz uma variedade de artefatos decorativos tradicionais para as cerimónias fanado (madeira máscaras, lanças, escudos, capacetes, pulseiras e bonecas), e itens de uso diário para a agricultura e pesca, além de outras itens para uso pessoal (bancos, cestas, etc. ). Hoje, a maioria cabanas não apresentam grande talento artístico, no passado, embora suas paredes serão pintadas em cores brilhantes, com símbolos e motivos tradicionais, como as portas estampadas com figuras humanas ou animais. Armando domingo em Orango Island. "As Pessoas Bijagós. A cultura em harmonia com a natureza". (Armandomingo@live.com)
+27
Ver original
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem
Outros viajantes também visitaram...
De interesse cultural en Longjing
Village Longjing
(1)
De interesse cultural en Medellín
(31)
De interesse cultural en Ladakh
Dah, Ladakh, India
De interesse cultural en Cuneo
Cuneo city in the Italian Alps
(10)
De interesse cultural en Guilin
Lit Pagoda
(4)

Informação Arquipélago dos Bijagós

Links úteis Arquipélago dos Bijagós