Amanda Macedo
A história de um curso
A biblioteca do Instituto de Biociências da USP abriga um grande e importante acervo na área de Ciências Biológica. Além dos livros com informações atualizadas constantemente pelos autores, a biblioteca possui também um acervo com raridades na área.
Neste acervo é possível encontrar obras do século 17 a 19 de importantes biólogos. Um belo exemplo é a obra escrita por Erasmus Darwin, avô de Charles Darwin, e escrita utilizando-se caracteres góticos. Também pode-se encontrar obras e Alfred Russel Wallace, Louis Agassiz e outros. A maioria desses livros não está em português, já que são obras raras.
Além dos livros, há uma exposição fixa na sala de leitura da biblioteca, “Ensino e Pesquisa no Instituto de Biociências: revisitando 70 anos de história”. Além de livros e cadernos de anotações utilizadas nos primórdios do curso, então chamado de História Natural, pelos professores, há também objetos antigos como microscópios binoculares e monoculares fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos nas primeiras décadas do século 20 e balanças de metal para pesagem de substâncias químicas. É uma viagem no tempo.
A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h30 às 21h50.
Ler mais



+4