Bibi Khanum Mosque
A única mesquita que eu vi em Samarcanda
A Mesquita Bibi Khanum ou Bibi-Khanym Mosque é a única mesquita que eu vi na cidade de Samarcanda e está considerada a maior do século XIV. Esta mesquita está localizada próximo ao Mercado Central Siab, o bazar mais importante que existe ao lado da Necrópole de Samarcanda.
Esta mesquita foi construída por ordem da esposa de Tamerlane, Bibi Khanum (daí o nome), enquanto ele estava lutando fora da cidade, em apenas 5 anos 1399-1404 e pessoalmente eu adorei a história ou lenda que me contaram sobre esta mesquita, uma vez que acredita-se que o arquiteto se apaixonou pela esposa de Tamerlane e se recusou a terminar a obra até que ela não lhe desse um beijo. Esse beijo deixou uma marca nela, e quando Tamerlane procurou o arquiteto, ele já tinha morrido, apesar de que não existe nenhuma fonte que confirme, eu achei muito curioso.
A verdade é que mesquita impressiona com a sua porta de 35 metros de altura, para mim um dos monumentos mais impressionantes de Samarcanda. A pena, que se destruiu grande parte no terremoto de 1897 e agora está sendo restaurada pelo governo.
Eu acho que é uma das visitas que não deve faltar em qualquer passeio pelos monumentos mais importantes de Samarcanda.