Imponente basílica e convento no centro de Buenos Aires
A Igreja de São Francisco foi uma das minhas grandes surpresas em Buenos Aires. De estilo eclético, a Igreja é sem dúvidas uma das mais bonitas da cidade e na minha opinião a mais imponente de todas. Na sua fachada de erguem duas grandes torres com inúmeros afrescos, além de outras ornamentações que completam a entrada principal. Ela é uma das mais antigas igrejas da cidade e pertencia a antiga ordem franciscana. A construção da igreja começou em 1731 e foi até 1754, porém diversas obras foram realizadas em seguida, inclusive a fachada atual só foi finalizada em 1911.
Infelizmente a igreja estava fechada para visitação. Havia uma placa informativa bem na entrada dizendo que obras estavam sendo realizadas no local e que havia risco de desabamento da estrutura. E realmente a igreja está bem deteriorada. Há várias rachaduras visíveis na facha e nas laterais, além de plantas que cresceram nas frestas.
Em frente a igreja fica a pequena Capela de São Roque, que também estava fechada e tem uma fachada bem simples mas bonita, e o museu Franciscano, também fechado. A São Francisco, a São Roque e a plaza São Francisco, localizada em frente, formam um rico conjunto arquitetônico que foi tombado como patrimônio nacional. A igreja fica localizada na esquina das ruas Adolfo Alsina e Defensa.


