O segredo das ervas amazônicas
No corredor das ervas medicinais e perfumes da Feira Ver-o-Peso, em Belém, a popular barraca 27, da vendedora Beth Cheirosinha (como é mais conhecida) atrai pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo, inclusive famosos. E parece que fama, atrai mais fama, porque a barraca da Beth vive cheia.
Certamente ela tem esse segredo guardado dentro de algum das centenas de frascos que ela vende em sua barraca, que mais parecem poções mágicas. E se você perguntar, ela vai te dar uma solução engarrafada para cada problema, seja ele físico ou emocional. Atrair a pessoa amada, atrair uma pessoa para amar, dinheiro, sucesso nos negócios ou uma dor de cabeça ou renal. A solução está nas ervas e nesses compostos que ela chama de preparado. Mas além de crendice, Beth revela que a origem do conhecimento dessas ervas e raízes vem da interação com os índios. Sua família morava no interior, perto de comunidades indígenas e o conhecimento passou de geração em geração. Sua avó a ensinou e ela conta que já ensina a filhos e netos.
Esse conhecimento popular só contribui para a valorização da cultura regional. Beth já fez parceria até com chefs, como Thiago Castanho, passando conhecimento das ervas que também podem ser usadas na culinária. A cultural paraense e brasileira agradece esse trabalho!


