Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

4 opiniões sobre Aldeias Avieiras

A aldeia do Patacão, em 2015, são seis b...

A aldeia do Patacão, em 2015, são seis barracas em ruína, completamente esventradas e abandonadas à sua sorte, engolidas por silvas e urzes, com travamentos já podres e por isso até perigosas para quem as quiser visitar. Nada a ver ali. E é pena.
Encontro-me a desenvolver um trabalho sobre os avieiros do Tejo e li algures que estaria a ser pensado um plano de intervenção para a recuperação integral da "aldeia histórica" do Patacão. Gostava de saber então o que aconteceu entretanto, do que estão à espera, sendo que uma das casas que costuma aparecer nas fotos sobre esta "aldeia" já desabou por completo.

Ler mais

Passeio turístico pelas Aldeias

Um dos passeios mais curiosos para quem vai conhecer a região de Santarém do Rio Tejo, em Portugal, é o passeio de barco até as Aldeias Avieiras. Às margens do rio é possível visitar e avistar algumas das aldeias que ainda existem por ali. Estas Aldeias foram criadas por pescadores oriundos de diferentes lugares que acabaram ocupando áreas próximos ao rio para viver e trabalhar.
Com o passar dos anos, os descendentes destes pescadores acabaram abandonando as aldeias e, por isso, o mais comum é que estejam abandonadas. Duas das aldeias que ainda sobrevive são a de Palhota e Escaroupim. Por suas construções e história, as Aldeias podem virar Património Nacional e assim contar com mais estrutura para se manter como estão.

Ler mais

Pequenas aldeias ladeadas pelo rio

Excelente

Pitoresco...

+4
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Aldeias Avieiras