Esta é uma curiosidade muito ...
Esta é uma curiosidade muito particular: No distrito (ou fração) de San Polo, município de Podenzano, na Província de Piacenza, a prefeitura instalou um bebedouro público, como em muitas outras localidades. Quando a água de uma cidade tem características especiais, as prefeituras costumam instalar diversas bicas para permitir aos habitantes o uso de garrafas ou outros recipientes e, assim, abastecerem-se de água potável. Principalmente na Itália, onde o excesso de calcário deixa um gosto particular na água.
O calcário que se encontra em boa parte da água europeia deriva da sedimentação dos resíduos deixados pela retirada do mar. Sim, boa parte das terras italianas – e não só – se encontravam sob a água, eram mar. Conchas, moluscos e outros sedimentos acumulados por milhões de anos contaminam o sabor da água italiana. Por esse motivo, as águas pouco profundas, leves de sabor e com poucos sais minerais, são as preferidas dos italianos. Mas a água da torneira, tratada e filtrada, não faz mal. Apenas tem um sabor característico.
Para incentivar o consumo da água fornecida pelo concessionário público, foi instalado em San Polo este bebedouro muito particular, que fornece água natural, gelada ou com gás. Para isso, a prefeitura instalou refrigeradores e a estrutura para gaseificar a água. Basta colocar a garrafa sob a torneira escolhida que um sensor aciona o fornecimento, bastando retirar a garrafa para interromper o abastecimento. Mas, atenção: Só são permitidas seis garrafas por consumidor.


