Nacho - DestinoSport
Rota em forma de "Y"
Em 1874 entrava em funcionamento o primeiro comboio mineiro que ligava as minas de ferro e carvão com a estação Trubia (Oviedo), e que após várias expansões que o levaram a Teverga, deixou de funcionar em 1964 com a crise mineira. De 1995 a 1999 foram-se construindo tramos sobre esta plataforma para formar o que hoje se chama o Caminho do Urso (Senda del Oso), assim chamado porque anteriormente essa espécie habitava por estes contornos, hoje já extinta, criou-se uma cerca com duas ursas, Paca e Tola, às quais se uniu recentemente o macho "Furacu" cuja missão é a difícil tarefa de reprodução em cativeiro.
Esta rota em forma de "Y" entra pelo vale de Trubia e, em seguida, divide-se pelo vale e Quirós e pelo de Teverga, formando 22 km de pistas adequadas para crianças e acessível para cadeiras de rodas, com excepção de um ou outro espaço.
Importante referir que está conectada com outras vias e caminhos como o Caminho Verde Fuso de la Reina, formando um total de 59 km variando entre belas falésias, florestas, rochas, túneis e pontes, formando um cenário difícil de esquecer. O percurso tem várias áreas recreativas, algumas com piscina e bar no verão. No seu caminho passamos por aldeias como Villanueva, Proaza ou Caranga que também têm a sua parte visitável , além, de nos servirem para pernoitar e desfrutar dos seus locais como o Desfiladeiro de Peñas Juntas ou a Barragem de Valdemurio.
Ler mais
+10