Imersão Cultural em Tokyo
Ir ao mercado é uma tentativa, ao meu ver, de entender um pouco mais o Japão a partir de uma outra ótica. É tentar enxergar um pouco mais de perto as relações culturais que surgem a partir do comércio, para compreender um pouco mais a história dos gostos gastronômicos e ver como essas relações, a partir da comida e do comércio, acabam por identificar toda aquela sociedade e, de uma certa maneira, afetam o resto do mundo (já que o mercado fornece produtos não apenas para o Japão, mas para o resto do mundo).
Eis um programa para os madrugadores. O mercado é um dos maiores do mundo e palco do famoso leilão do atum, senão o maior. São cerca de 450 tipos de peixes sendo vendidos no mercado diariamente! Só o leilão do atum é tão grande que espanta. Somente as primeiras 120 pessoas (60 para a primeira metade do leilão e 60 para a segunda) são admitidas ao leilão e é as inscrições começam 5:00 am no Centro de Informações (Osakana Fukyu Center) próximo ao Portão Kachidori.