O centro das atenções em Fátima é sua Basílica, que data de 1953. Aqui começa nossa breve, mas intensa viagem pela terra das aparições marianas.
A Basílica de Nossa Senhora de Fátima é a primeira lugar que visitar em Fátima e está localizada em uma grande esplanada, onde é possível receber até um milhão de pessoas. Foi construída dessa maneira para abrigar todos os peregrinos que diariamente visitam o município.
Uma das coisas que ver em Fátima, não fosse o fato dos peregrinos a terem derrubado, seria a árvore onde aconteceram as aparições. A árvore se encontrava a esquerda da esplanada, olhando da basílica. Milhares de peregrinos levavam fragmentos do objeto sagrado, o que acabou fazendo com que a árvore perdesse sua conservação.
No lugar da árvore se levantou o segundo ponto que conhecer em Fátima, a Capela das Aparições, onde nasceu uma nova árvore. No interior da capela se encontram os corpos das crianças que afirmaram ver a Virgem Maria. A Casa dos Pastorinhos, onde viviam essas crianças é outra opção do que fazer em Fátima. Ainda está preservada exatamente como era quando as crianças viviam ali, inclusive com os mesmos objetos, sendo um ótimo lugar para visitação.
Concluímos nossa jornada com mais um dos essenciais lugares que ver em Fátima, a Igreja da Santíssima Trindade, quarto maior tempo católico do planeta em capacidade de pessoas . Das atrações de Fátima, a mais recomendada para crianças é o Museu de Cera, que representa as cenas do milagre. É também uma ótima opção para aqueles que crêem no milagre e um dos lugares mais visitados do município.