A primeira coisa que temos que ter em mente ao decidir ir a essa linda cidade é que é necessário fazer uma lista bem grande de atrações de Veneza que devemos conhecer. A primeira atração que visitar em Veneza é a Praça de São Marcos, a qual Napoelão afirmou ser a mais bonita de toda Europa. Esta praça está formada por alguns dos edifícios de visita obrigatória em Veneza. O primeiro e mais representativo da cidade é a Basílica de São Marcos, a obra maestra da arquitetura bizantina é de uma beleza que não se pode comparar com nada. Ali também encontramos o Palácio Ducal, este de estilo gótico e a Torre do Relógio, outro dos lugares imprescindíveis que ver em Veneza.
Curiosamente dos lugares turísticos de Veneza grande parte deles são palácios. Além do já mencionado Palácio de Ducal, há também a Ca' d'Oro que alberga um museu, o Palazzo Fortuny do pintor espanhol de mesmo nome, o Palazzo Dolfin Manin e o Palazzo Grassi.
Não se esqueça de visitar também as diversas galerias de artes e exposições e também as igrejas e basílicas, sempre presentes na lista dos itens mais importantes sobre o que fazer em Veneza. Ah!, e nada como uma vista da cidade a partir de qualquer ponte. A paisagem urbana da cidade é impressionante. Ver o Grande Canal de Veneza, visitar a ilha de San Giorgio Maggiore, conhecer lugares turísticos de Veneza como Dorsoduro, Scuola Grande de San Rocco, Murano, Basílica de Santa Maria della Salute, Teatro La Fenice, Lido, Ponte de Rialto, dos Suspiros e Ponte da Constituição, Ca' Rezzonico, Museu Correr, cemitério-ilha de São Miguel e Campo San Polo é tarefa para alguns dias nessa maravilhosa cidade da Itália.