Uma das primeiras coisas a fazer na Catânia é visitar o símbolo da cidade, Liotru ou a Fonte do Elefante. Esta escultura em pedra de Basalto foi construída em 1736 por Giovanni Battista Vaccarini e retrata um elefante coroado por um obelisco. Diz a lenda que o elefante original de Vaccarini era assexuado, e que os homens da Catânia tomaram o facto como um insulto à sua masculinidade. Para os apaziguar, Vaccarini adicionou à estátua original enormes testículos e, hoje, é um dos locais a visitar na Catânia mais curioso e apreciado pelos turistas.
Podemos continuar nossa viagem através das coisas a ver na Catânia passeando pela época romana, da qual se mantêm preservados o teatro, o anfiteatro e o Odeão.
É uma cidade com muitas igrejas e basílicas. Alguns dos mais importantes a conhecer na Catânia é a Catedral da Catânia localizada na Praça do Duomo. Destaca-se como uma joia do barroco italiano, com ricos ornamentos e é dedicado a Santa Agata.
O Mercado do Peixe é uma das mais pitorescas atrações turísticas da Catânia. Aqui compra-se peixe, lulas, ouriços-do-mar, e todos os tipos de produtos do mar. Também pode passear pelo Jardim Bellini, uma antiga Villa convertida num parque público. Visite o Teatro Massimo Bellini ou Ursino Castle, dois locais para ver na Catânia de grande importância. Outra coisa para fazer na Catânia é passear e ver os seus palácios. A cidade tem muitos palácios espalhados por todo o território, algumas tão importantes para os seus habitantes como o Palácio Biscari e o Palácio dos Elefantes. O Castelo Ursino, construído por Frederico II de Hohenstaufen, no século XIII, a Porta Uzeda e a Porta Ferdinandea também não podem faltar no seu itinerário.