Tuy ou Tui, como é conhecido na cidade galega de Pontevedra, é o lar de uma das mais famosas catedrais da Galiza, a Catedral de Santa Maria de Tui. Esta catedral é um dos primeiros monumentos a visitar em Tui e é notável pelo seu aspeto de fortaleza medieval com torres e passagens no seu interior.
Também chama a atenção, para continuar com os edifícios religiosos em Tui, o Convento e Igreja das Clarissas fundados em 1524. O mais curioso é o túnel, localizado na parte inferior da rua e que é constituído por uma passagem abobadada sob o mosteiro que liga a parte superior da cidade e a área entre as muralhas. É certamente uma das coisas para ver em Tui que não o vai deixar indiferente.
Outro dos elementos mais peculiares, que chama a atenção dos visitantes e que deve conhecer em Tui é o Monumento ao Cavalo Selvagem: uma obra do escultor tudense Juan Oliveira. Vai encontra-lo quando passear pelas ruas, onde pode desfrutar de uma outra coisa a fazer em Tui: provar a culinária local. Os pratos típicos locais incluem enguia, salmão, o sável e a lampreia do Minho.
Quanto a locais mais naturais a visitar em Tui, devemos enfatizar os Jardins de Troncoso, um lugar de encontro sempre disponível se procura o que fazer em Tui hoje.