Ao visitar esta cidade albaceteña, os viajantes são surpreendidos pela quantidade de coisas para fazer em Almansa. A cidade é relativamente desconhecida, mas tem grandes tesouros da história, cultura e tradições. De tudo o que há para ver em Almansa, o Castelo é o primeiro a ser encontrado. Na parte mais alta da cidade, esta fortaleza de origem árabe destaca-se e é um dos mais bem conservados de toda Castilla la Mancha. Este castelo é sempre recomendado em guias turísticos como um dos principais pontos turísticos de Almansa. Mas as origens dessa cidade remontam de muito mais tempo atrás. Os vestígios pré-históricos são a prova disso, assim como as pinturas rupestres de Barranco e Cabezo Moro e Olula. Muitas excursões tem como objetivo mostra-las e explica-as ao público, e estas são certamente atrações culturais de Almansa.
Mas a maioria dos lugares para visitar em Almansa está localizada dentro da própria cidade. Em dois dias você pode fazer um tour que passe pelo Palácio dos Condes de Cirat, o Convento das Agustinas, a Igreja da Assunção, a ponte Carlos IV, entre outros edifícios e monumentos da cidade. Se você tiver tempo e puder explorar os seus arredores, você poderá conhecer os interessantes moinhos d'água. Ao longo dos leitos dos rios Alpera e Zucaña é possível encontrar vários deles, alguns tão antigos quanto do século XVI.
E antes de ir embora, você pode conhecer em Almansa alguns dos bares e restaurantes e provar a gastronomia local, que possui vários ensopados e carnes.